Influence of music therapy and non-nutritive sucking on oral skills of preterm infants
Autores:
Marta Martins | Licenciada em Enfermagem. Enfermeira de Cuidados Gerais no Hospital Vila Franca de Xira. Mestranda em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP). Lisboa, Portugal
E-mail: martamartins6@hotmail.com.
Elisabete Nunes | Professora Auxiliar do ICS da UCP. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e Doutora em Enfermagem.
Margarida Lourenço | Professora Auxiliar do ICS da UCP. Especialista e Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Mestre e Doutora em Enfermagem.
Resumo
A estimulação oral no recém-nascido prematuro através da sução não-nutritiva tem sido apontada como facilitadora da aquisição de uma alimentação oral mais precoce. O recurso à musicoterapia também tem demonstrado uma influência positiva na promoção de uma sução mais eficaz. Reconhecendo a importância de uma tomada de decisão baseada na evidência científica, pretendemos analisar a influência da associação destas duas intervenções na aquisição de competências orais em recém-nascidos prematuros, internados em unidade de cuidados intensivos neonatais. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura de efetividade, através de pesquisa em bases de dados. Foram incluídos artigos baseados em estudos experimentais e quase-experimentais, em português, inglês e espanhol, sem limite temporal e que respondessem à questão de investigação.Foram obtidos cinco estudos que sustentam uma influência positiva da musicoterapia enquanto reforço da sucção não-nutritiva e o contributo destas duas intervenções na transição da alimentação por sonda para a alimentação por via oral.
Descritores: Musicoterapia, Comportamento de Sucção, Recém-nascido prematuro, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Abstract
Oral stimulation in the preterm infant, through nonnutritive sucking has been pointed out as facilitating the acquisition of an earlier oral feeding. The use of music therapy has also shown a positive influence in promoting a more effective suction. Recognizing the importance of scientific evidence-based decision-making, we intend to analyze the influence of music therapy, associated with non-nutritive sucking, on the acquisition of oral skills in preterm infants, hospitalized in a neonatal intensive care unit. A systematic review of the effectiveness literature was carried out through a database search. We included articles based on experimental and quasi-experimental studies, in Portuguese, English and Spanish, without time limit and answered the question of investigation. We obtained five studies that support a positive influence of music therapy as a reinforcement of non-nutritive sucking and the contribution of these two interventions in the transition from tube feeding to oral feeding.
Descriptors: Music Therapy; Sucking Behavior; Infant, Premature; Intensive Care Units, Neonatal
INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo têm sido evidentes os avanços ao nível dos cuidados prestados aos recém-nascidos prematuros em unidades de cuidados neonatais (1).
Contudo, apesar de melhoria drástica na sobrevivência dos recém-nascidos prematuros, muitos deles apresentam dificuldades ao nível do estabelecimento de uma alimentação oral (2). Têm sido descritas algumas das características associadas à dificuldade no estabelecimento de uma alimentação oral no recém-nascido prematuro, sendo elas: imaturidade fisiológica e neurológica, hipotonia, hiperreatividade aos estímulos do meio ambiente, instabilidade no controlo da temperatura corporal e alterações cardiorrespiratórias (3). A imaturidade sensorial e motora características do recém-nascido prematuro potenciam um atraso significativo do desenvolvimento de competências alimentares, com efeito no aumento do tempo de internamento destes recém-nascidos (2).
Alguns autores realçam a necessidade de serem implementadas intervenções precoces que otimizem o desenvolvimento de competências orais no recém-nascido prematuro (1).
A estimulação oral através da sucção não-nutritiva tem sido descrita como uma técnica favorável à aquisição de uma alimentação oral independente mais precoce (3). A sucção não-nutritiva pode ser realizada através do recurso à chupeta. Estudos indicam que o uso de chupeta em recém-nascidos prematuros proporciona uma coordenação eficaz entre a respiração e a sucção, facilitando assim a transição da alimentação através de sonda para a alimentação por via oral (4,5). Para uma melhor compreensão do processo de estimulação oral no recém-nascido prematuro foram ainda desenvolvidas investigações sobre outras estratégias promotoras de uma sucção eficaz, tais como a influência da musicoterapia.
Foi realizada uma revisão da literatura sobre o impacto da musicoterapia em recém-nascidos prematuros com o intuito de averiguar a pertinência de incluir esta terapia nos planos de cuidados de enfermagem. Os autores desta revisão concluíram que a musicoterapia melhora a frequência cardíaca, saturação periférica de oxigénio, o sono e a regulação emocional destes recém-nascidos. Para além disso, evidenciou um contributo positivo ao nível da otimização dos reflexos de sução e deglutição através da sucção não-nutritiva (6). Tendo em conta os resultados obtidos por estes autores considera-se pertinente analisar a influência da musicoterapia associada à técnica da sução não-nutritiva, no estabelecimento de competências orais nos recém-nascidos prematuros.
O enfermeiro especialista em enfermagem de saúde da criança e do jovem visa prestar cuidados à criança/jovem com a intenção de promover uma majoração de ganhos em saúde. Para isso pode recorrer a uma variedade de terapias complementares, desde que suportadas na evidência científica (7). Deste modo, deve procurar evidência científica que alicerce a tomada de decisão sobre as terapias a utilizar ao nível dos cuidados de enfermagem. Partindo destas considerações objetiva-se assim analisar a influência da associação destas duas intervenções na aquisição de competências orais em recém-nascidos prematuros, internados em unidade de cuidados intensivos neonatais, contribuindo assim para a fundamentação da implementação desta prática ao nível dos cuidados de enfermagem neonatais. Foi realizada uma pesquisa preliminar na Cochrane Database of Sistematic Reviews tendo revelado que não existem revisões sistemáticas da literatura que investiguem exclusivamente a influência da musicoterapia, associada à sucção não nutritiva, na aquisição de competências orais em recém-nascidos prematuros.
MÉTODO
Com base no objetivo formulado, perspetivou-se uma revisão sistemática da literatura do tipo efetividade por seguir uma abordagem metodológica rigorosa que sintetiza os resultados de estudos relevantes mediante uma questão de investigação específica e desse modo ser considerada o melhor nível de evidência para tomadas de decisão (8).
A pergunta elaborada como questão norteadora desta revisão sistemática da literatura foi: Qual a influência da musicoterapia, associada à sucção não-nutritiva, na aquisição de competências orais em recém-nascidos prematuros internados em unidades de cuidados intensivos neonatais?
Na estruturação desta questão, recorreu-se à estratégia PICO do The Jonna Briggs Institute (9): participantes – recém-nascidos prematuros internados em unidades de cuidados intensivos neonatais; intervenção – musicoterapia associada à sucção não-nutritiva; comparação – estudos que comparem a utilização da musicoterapia e da sucção não-nutritiva com a ausência de intervenção; (outcomes) – aquisição de competências orais.
Foram definidos critérios de inclusão com o objetivo de orientar a pesquisa e selecionar os artigos em função da questão formulada (Quadro 1). Como critérios de inclusão foram considerados artigos disponíveis em full text e resultantes de estudos experimentais e quase-experimentais, com o idioma em português, espanhol e inglês. Em relação à data de publicação não foi considerado limite temporal atendendo não ter sido obtida nenhuma revisão sistemática da literatura sobre esta temática. Foram excluídos artigos que não cumprissem os critérios de inclusão e que não respondessem à questão de investigação.
Quadro 1 – Critérios de inclusão
Critérios de Inclusão | |
Participantes | Recém-nascidos prematuros internados em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais |
Intervenção | Musicoterapia associada à sucção não-nutritiva |
Comparação | Estudos que comparem a utilização da musicoterapia e da sucção não-nutritiva com a ausência de intervenção |
Resultados | Influência na aquisição de competências orais |
Tipos de estudos | Estudos experimentais e quase-experimentais |
Idioma | Português, Espanhol e Inglês |
Data de publicação | Sem limite temporal |
A pesquisa realizada decorreu entre 10 de Junho de 2017 e 10 de Julho de 2017. Recorreu-se a pesquisa eletrónica nas bases de dados da EBSCO Host (MEDLINE®, CINAHL®, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Plus Collection, MedicLatina), da Scientific Electronic Library Online – SciELO, da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde-LILACS e da PubMed.
Para a pesquisa foi considerada uma estratégia lógica tendo em conta o esquema de referência PICO, descritores Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (deCS) em português, inglês e espanhol, bem como respetivos operadores boleanos. As frases boleanas foram construídas da seguinte forma: “Music Therapy” AND “Sucking Behavior” AND “Infant, Premature”; “Musicoterapia” AND “Conducta en la Lactancia” AND “Recien Nacido Prematuro” e “Musicoterapia” AND “Comportamento de Sucção” AND “Recém-Nascido Prematuro”.
Para as bases de dados disponibilizadas pela EBSCO Host a seleção dos estudos teve em consideração a presença dos termos no texto completo dos artigos, em relação à SciELO e LILACS a seleção teve em consideração a presença dos termos no título e resumo dos artigos e para a base de dados PubMed foi considerada a presença dos termos em todos os campos de pesquisa.
Numa fase inicial a seleção dos artigos a incluir nesta revisão seguiu as recomendações de The Joanna Briggs Institute (9), tendo sido realizado um teste de relevância preliminar, através da leitura do título e depois do resumo, com o objetivo de refinar a amostra de artigos a analisar na íntegra.
Atendendo à natureza deste estudo, considerou-se o respeito pela propriedade intelectual dos autores das publicações que constituíram a amostra, designadamente, através da referenciação rigorosa dos seus trabalhos.
A inclusão dos artigos nesta revisão sistemática teve em consideração a avaliação da qualidade metodológica dos mesmos, através da utilização das ferramentas disponibilizadas pelo The Joanna Briggs Institute, nomeadamente: Checklist for Randomized Controlled Trial e Checklist for Quasi-Experimental Studies (non-randomized experimental studies).
A extração dos dados foi realizada por um revisor. Foi criado um instrumento de colheita de dados para melhor sintetizar e interpretar a informação dos artigos selecionados, considerando: título, autores e ano, objetivos, participantes, intervenção, principais conclusões e níveis de evidência de acordo com a Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos da América (10).
A síntese dos dados foi realizada por um revisor. Para a síntese dos dados foi elaborado um resumo narrativo.
RESULTADOS
Tendo
em conta os procedimentos descritos anteriormente, os resultados da pesquisa
foram sendo filtrados tendo em conta os critérios estabelecidos, até ser obtido
um número final de cinco artigos incluídos nesta revisão. A Figura 1 representa
o fluxograma que descreve os passos para a seleção dos artigos obtidos com base
no PRISMA (11).
Figura 1 – Fluxograma da amostra dos artigos selecionados para a revisão com base no PRISMA.

Fonte:
Dados da pesquisa, 2017.
No quadro 2 são apresentados os principais dados resultantes da análise dos artigos incluídos nesta revisão sistemática da literatura.
Quadro 2 – Resumo de dados colhidos após avaliação crítica dos artigos
Estudo | Autores e Ano | Objetivos | Participantes | Intervenção | Conclusões |
The effect of contingent music to increase non-nutritive sucking of premature infants | Standley (2000) | Determinar se o uso do sistema de pacifier-activated-lullaby music para reforçar a sução não-nutritiva em recém-nascidos prematuros, com dificuldade na alimentação por via oral, melhora as suas competências orais. | Participaram 12 recém-nascidos prematuros (6 do sexo masculino e 6 do sexo feminino) com uma idade gestacional média de 35,5 semanas e com um peso corporal médio de 1604,8 gramas. | Participantes ouviram músicas de embalar através do pacifier-activated-lullaby music durante dois blocos de 5 minutos, cada um deles precedido de 2 minutos de silêncio. Pacifier-activated-lullaby music foi oferecido 1 hora após a última alimentação e pelo menos 1 hora antes da próxima alimentação. | As taxas de sução não-nutritiva foram superiores durante os períodos de música em comparação com as taxas de sução não-nutritiva basal. Nível de Evidência: 3 |
Quadro 2 – Resumo de dados colhidos após avaliação crítica dos artigos (continuação)
Estudo | Autores e Ano | Objetivos | Participantes | Intervenção | Conclusões |
The Effect of Music-Reinforced Nonnutritive Sucking On Feeding Rate of Premature Infants | Standley (2003) | Determinar se o uso do pacifier-activated-lullaby melhora a alimentação por via oral em recém-nascidos prematuros com dificuldade sucção ineficaz. | 32 Recém-nascidos prematuros com aproximadamente 34 semanas de idade gestacional (16 do sexo masculino e 16 do sexo feminino) divididos aleatoriamente em dois grupos (experimental e de controlo) | 16 Recém-nascidos do grupo experimental submetidos ao uso do sistema pacifier-activated-lullaby durante 15 minutos e 30-60 minutos antes de serem amamentados. | A música como reforço da sucção não-nutritiva repercute-se numa melhoria na alimentação por via oral em recém-nascidos prematuros com dificuldade em estabelecer uma alimentação por esta via. Nível de Evidência: 2 |
Quadro 2 – Resumo de dados colhidos após avaliação crítica dos artigos (continuação)
Estudo | Autores e Ano | Objetivos | Participantes | Intervenção | Conclusões |
The Effect of Music Reinforcement for Non-Nutritive Sucking on Nipple Feeding Of Premature Infants | Standley et al. (2010) | Verificar a eficácia do pacifier-activated-lullaby em recém-nascidos prematuros, na transição da alimentação por sonda para a alimentação via oral. Avaliar se os benefícios do pacifier-activated-lullaby são influenciados pela idade gestacional dos recém-nascidos e pelo número de utilizações do sistema. | Participaram 68 recém-nascidos prematuros internados em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais e com 32 semanas, 34 semanas e 36 semanas de idade gestacional. | 20 recém-nascidos foram submetidos a uma sessão com o sistema pacifier-activated-lullaby, 21 foram submetidos a 3 sessões com o mesmo sistema e os restantes não foram sujeitos a qualquer tipo de intervenção. Cada conjunto foi ainda distribuído por idades gestacionais. | A utilização do pacifier-activated-lullaby system reduziu o tempo de alimentação por sonda em recém-nascidos com 34 semanas, e três utilizações foram mais eficazes do que uma utilização. Aumento do tempo de alimentação por sonda nos recém-nascidos com 32 semanas. O estudo não foi conclusivo para os recém-nascidos com 36 semanas. Nível de Evidência: 2 |
Quadro 2 – Resumo de dados colhidos após avaliação crítica dos artigos (continuação)
Estudo | Autores e Ano | Objetivos | Participantes | Intervenção | Conclusões |
The effects of giving pacifiers to premature infants and making them listen to lullabies on their transition period for total oral feeding and sucking success | Yildiz & Arikan (2012) | Avaliar o uso da chupeta e de canções de embalar em recém-nascidos prematuros, na otimização da sução e sinais vitais, durante o período de transição para a alimentação oral total. | Participaram 90 recém-nascidos prematuros de uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais da Turquia. | 30 dos recém-nascidos foram submetidos ao uso de chupeta, outro 30 ouviram canções de embalar e os restantes 30 não foram sujeitos a qualquer tipo de intervenção. | Oferecer chupeta a recém-nascidos prematuros e fazê-los ouvir canções de embalar durante a alimentação por sonda reduz o período de transição para a alimentação oral, otimizando os reflexos de sução e melhora os sinais vitais. Nível de Evidência: 3 |
Quadro 2 – Resumo de dados colhidos após avaliação crítica dos artigos (continuação)
Estudo | Autores e Ano | Objetivos | Participantes | Intervenção | Conclusões |
A Pacifier-Activated Music Player With Mother’s Voice Improves Oral Feeding in Preterm Infants | Chorna, Slaughter, Wang, Stark, & Nathalie (2014) | Verificar se a voz da mãe tocada através de pacifier-activated music player durante a sução não-nutritiva melhora o desenvolvi-mento da capacidade de sucção e promove uma alimentação oral mais efetiva em recém-nascidos prematuros. | Participaram 94 recém-nascidos prematuros entre as 34 – 36 semanas de idade gestacional: 46 incluídos no grupo experimental e 48 num grupo de controlo. | 46 recém-nascidos prematuros foram sujeitos a sessões de pacifier-activated music player onde era ouvida a voz materna durante 15 minutos, em 5 dias consecutivos e 30 – 40 minutos antes da sua alimentação por via oral. | O uso de um pacifier-activated music player que usa a voz da mãe promove uma alimentação oral mais efetiva em recém-nascidos prematuros. Nível de Evidência: 2 |
DISCUSSÃO
Da análise metodológica, observou-se que três dos artigos incluídos (60%) divulgavam estudos experimentais e dois (40%) resultaram da divulgação de estudos quase-experimentais. No que se refere à qualidade metodológica nenhum artigo apresentou qualidade reduzida. Fazendo uma análise temporal da publicação dos artigos selecionados, obteve-se uma distribuição entre os anos de 2000 e 2014, evidenciando uma preocupação remota em relação a esta temática. Relativamente à distribuição geográfica da produção dos artigos selecionados, verificou-se uma maior produção nos Estados Unidos da América (80%), seguindo-se a Turquia (20%), sendo um indicador da importância atribuída por estes países ao uso das intervenções em estudo.
Os cinco estudos incluídos na revisão sistemática da literatura (100%) confirmam a influência da musicoterapia associada à sucção não-nutritiva no desenvolvimento de competências orais no recém-nascido prematuro e na transição eficaz da alimentação por sonda para a alimentação via oral. De acordo com os resultados obtidos optou-se por dar visibilidade a duas das implicações destas intervenções na alimentação do recém-nascido prematuro internado em unidades de cuidados intensivos neonatais.
A Musicoterapia como reforço da sução não-nutritiva
A inclusão da musicoterapia nas unidades de cuidados intensivos neonatais tem sido considerada como altamente benéfica e apresenta implicações a vários níveis (12).
Jayne Standley, professora da Universidade do estado da Florida sabendo de antemão a influência da musicoterapia desenvolveu um sistema que potencia o desenvolvimento de recém-nascidos prematuros – o sistema pacifier activated lullaby. Este sistema alia a musicoterapia à sucção não-nutritiva (13). Uma das vantagens da aplicação desta intervenção é o seu reforço no desenvolvimento de reflexos de sucção mais eficazes através do treino com recurso à sucção não-nutritiva. O estudo desenvolvido por Standley no ano de 2000 evidencia o efeito da musicoterapia no reforço da sucção não-nutritiva (14). O mesmo autor submeteu 12 recém-nascidos, com uma média de 35,5 semanas de idade gestacional e com sucção ineficaz, a ouvir músicas de embalar através do sistema pacifier-activated-lullaby music em dois blocos de cinco minutos intercalados com dois minutos de silêncio. As taxas de sucção não-nutritiva são superiores quando os recém-nascidos prematuros são sujeitos à música em relação às taxas de sucção não-nutritiva basal (14). Uma das limitações deste estudo foi apenas ter sido desenvolvido em relação a uma faixa etária especifica não permitindo apurar se estes resultados são díspares em recém-nascidos com outras idades gestacionais e com um limiar de fadiga mais baixo.
Standley, à posteriori realizou outro estudo, com o uso do sistema pacifier-activated-lullaby, tendo confirmado mais uma vez a influência da musica enquanto reforço para o desenvolvimento de um reflexo de sucção mais eficaz (15). Neste estudo o autor incluiu um grupo de controlo e evidenciou que os recém-nascidos incluídos no grupo experimental apresentavam maior aptidão para serem amamentados pois o treino através da sucção não-nutritiva associado à audição da música provoca um feedback de estimulação que se replica na sucção nutritiva (15). Neste estudo o autor preocupou-se ainda em perceber se os recém-nascidos toleravam a dupla estimulação – uso de chupeta e musicoterapia. Pois, autores alertam para os efeitos adversos da estimulação excessiva de recém-nascidos prematuros e da sua influência no neurodesenvolvimento (16). Apesar disso, o estudo realizado por Standley, em 2013, não evidência efeitos adversos resultantes da implementação do sistema pacifier-activated-lullaby, negando a existência de uma hiperestimulação (15).
Também no estudo desenvolvido por Chorna et al., o efeito do uso do sistema pacifier-activated-lullaby music apresentou ganhos ao nível da aquisição de uma sucção mais eficaz (17). Neste estudo experimental, o autor não incluiu apenas músicas de embalar cantadas por um terapeuta ou cantor, tal como os autores referidos anteriormente, mas sim músicas de embalar reproduzidas pela voz das mães dos recém-nascidos em estudo. Este foi o único estudo que procurou perceber qual o feito da musicoterapia, com recurso à voz materna, na aquisição de competências orais. Esta abordagem permitiu também potenciar a vinculação mãe-filho (17). De acordo com o autor, uma limitação deste estudo foi não incluir um grupo em que o sistema pacifier-activated-lullaby music reproduzisse músicas de embalar ou instrumentais sem o recurso à voz materna para verificar a diferença entre as duas abordagens.
A maioria dos estudos incluídos nesta revisão apontam para a influência positiva da musicoterapia, nomeadamente através do sistema pacifier-activated-lullaby, enquanto reforço positivo para a aquisição de um reflexo de sucção eficaz.
A transição para a alimentação por via oral
A capacidade de sugar nos recém-nascidos está presente pelas 28 semanas de idade gestacional, mas a sucção coordenada e eficaz só ocorre a partir das 32-34 semanas de idade gestacional (18).
Analisando os estudos que compõem a amostra desta revisão é possível concluir que os mesmos incluíram participantes entre as 32 – 36 semanas de idade gestacional provavelmente tendo em consideração esta premissa.
Em relação à influência da musicoterapia e da sucção não-nutritiva na transição dos recém-nascidos da alimentação por sonda para a alimentação por via oral, a mesma foi verificada por todos os estudos incluídos na presente revisão.
Standley et al., em 2010 desenvolveram um estudo com o objetivo de compreender o impacto do uso do sistema pacifier-activated-lullaby na transição da alimentação por sonda para a alimentação através da amamentação (19). No seu estudo participaram recém-nascidos prematuros de 32, 34 e 36 semanas de idade gestacional que foram distribuídos por três grupos experimentais e um grupo de controlo. Do trabalho desenvolvido pelos autores referidos anteriormente é possível concluir que os recém-nascidos com 34 semanas de idade gestacional apresentaram uma rápida e eficaz transição para a alimentação por via oral e os recém-nascidos que foram sujeitos a três sessões de pacifier-activated-lullaby obtiveram melhores resultados do que os que apenas experienciaram uma sessão (19). Os recém-nascidos com 32 semanas não apresentaram diminuição do tempo de transição para a alimentação por via oral com esta intervenção (19). Atendendo ao número reduzido da amostra que compôs o grupo de recém-nascidos com 36 semanas de idade gestacional, não foi possível obter um resultado conclusivo sobre esta intervenção.
Outro estudo também procurou perceber qual o efeito da sucção não-nutritiva e da musicoterapia na transição para a alimentação por via oral. Yildiz & Arikan apesar de terem estudado o impacto destas intervenções em separado obtiveram conclusões pertinentes a incluir nesta revisão da literatura (20). Recém-nascidos com idade gestacional aproximada de 32 semanas viram os seus reflexos de sucção otimizados após ter sido oferecida sucção não – nutritiva através da chupeta, facilitando assim a sua transição para a alimentação oral e indo ao encontro das conclusões obtidas na revisão sistemática da literatura desenvolvida por outros autores sobre esta temática (20, 18). Yildiz & Arikan também concluíram que a reprodução de músicas de embalar em unidades de cuidados intensivos neonatais reduz o tempo de transição para a alimentação oral, apesar de ter apresentado menos eficácia em relação à sucção não-nutritiva isoladamente (20).
A musicoterapia pode assim incrementar positivamente a aquisição de reflexos de sucção eficazes e desse modo contribuir para uma transição para alimentação por via oral mais rápida (6,19).
Apesar do número reduzido de estudos obtidos sobre esta temática é possível concluir que os enfermeiros que exercem funções em cuidados intensivos neonatais podem reduzir o tempo de transição da alimentação por sonda para a alimentação por via oral, em recém-nascidos prematuros, aliando a musicoterapia à sucção não-nutritiva.
CONCLUSÕES
Os recém-nascidos prematuros frequentemente apresentam dificuldade na transição da alimentação por sonda para a alimentação por via oral, aumentando o tempo de internamento e comprometendo o seu desenvolvimento.
A musicoterapia e a sucção não-nutritiva têm sido consideradas como duas intervenções que facilitam esse processo de transição.
Tendo em consideração esta problemática foi delineada uma revisão sistemática da literatura com o intuito de analisar a influência da musicoterapia associada à sucção não-nutritiva na aquisição de competências orais nos recém-nascidos prematuros.
A partir desta revisão identificou-se um sistema que permite associar estas duas intervenções – o sistema pacifier-activated-lullaby.
A maioria dos estudos experimentais e quase-experimentais que foram incluídos nesta revisão tiveram na sua base a verificação da influência deste sistema no desenvolvimento de competências orais em recém-nascidos prematuros. Apenas um estudo não reportou o uso do sistema pacifier-activated-lullaby, tendo apenas testado a eficácia da musicoterapia e da sucção não-nutritiva, isoladamente, no desenvolvimento de reflexos de sucção eficazes.
Dos estudos obtidos emergiram resultados que sustentam a implementação destas duas intervenções no desenvolvimento de competências orais e na transição de recém-nascidos prematuros da alimentação por sonda para a alimentação por via oral.
A musicoterapia atua como reforço da sucção não-nutritiva e o treino de sucção resultante é replicado na sucção nutritiva, potenciando assim o desenvolvimento de competências orais.
Esta revisão da literatura apresenta algumas limitações e fragilidades. Uma das limitações está relacionada com o critério de inclusão idioma (apenas incluídos artigos em português, inglês e espanhol) podendo ter sido excluídos outros artigos pertinentes para esta revisão. Outra limitação significativa foi a pesquisa, extração e tratamento dos dados obtidos ter sido realizada por um revisor.
Contudo, pode afirmar-se que os objetivos propostos foram atingidos. Os resultados obtidos têm implicações para a prática dos cuidados de enfermagem neonatais, nomeadamente para uma fundamentação que alicerce a tomada de decisão sobre a utilização destas intervenções no desempenho de competências especializadas.
Ciente que o resultado desta revisão não esgotará a pesquisa sobre a produção científica em relação a esta temática, sugere-se a realização de mais estudos empíricos sobre a influência da musicoterapia e da sucção-não nutritiva no desenvolvimento de competências orais no recém-nascido prematuro.
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